Pintura - Teahupoo (Tahiti)

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Merchan music


A nova moda entre os artistas é fazer propaganda em clipes e letras de música - e receber cachê de grandes empresas. Isso podemos chamar de uma ferramenta do Marketing, muito conheçida como Merchandising, essa nova união entre a música e o merchandising está sendo conheçida como o "Merchan Music".

Essa nova prática se transformou em negócio, artistas pop estão recebendo muito dinheiro para citar marcas em suas músicas e clipes. E já existe até uma agência de publicidade, a Kluger, que é especializada nisso e trabalhou com vários artistas . “É fundamental ser discreto. A integridade artística é mais importante do que o marketing”, acredita o dono da empresa, Adam Kluger. Será?

Vou citar alguns exemplos na prática:

Lady Gaga com a música "Bad Romance", teve o patrocínio da HP, Nemiroff, Heartbeats, Parrot, Nintendo, Carrera, Burberry, Alexander McQueen. O trecho da música: Os produtos aparecem em várias partes do videoclipe. Até as roupas vestidas pela cantora são merchandising dessas marcas citadas;

Já a Mariah Carey, com a música "Shake it Off" teve o patrocínio da Louis Vuitton (bolsas), com o trecho da música: Depois de uma briga com o namorado, ela canta: “Arrumei minhas coisas na Louis Vuitton”.

Britney Spears, com a música "Womanizer", teve o patrocínio da Nokia onde o celular Xpress Music aparece duas vezes durante o clipe (27s e 1min30) respectivamente.

O BLACK EYED PEAS, com a música "My Humps" teve o patrocínio de várias grifes de roupa, o trecho se refere assim: “Eles me compram tudo isso / Dolce & Gabbana, Fendi & NaDonna (D.Karan)”.

PUSSYCAT DOLLS, com a música "Baby Love, Stick wit’ You e Rio" teve o patrocínio da Samsung, Nokia e Unilever, no trecho da música mostra os produtos em clipes (e gravou uma música patrocinada pelo sabonete Caress).

Realmente essa ferramenta do Marketing, nos mostra como pode ser aproveitado com artitas do momento, já que o mercado sempre busca novos horizontes para tirar o melhor das suas estratégias não só focando diretamente em vendas para seus públicos, mas sim atraindo fãs que são consumidores de marcas, procurando esses produtos.