Pintura - Teahupoo (Tahiti)

terça-feira, 6 de abril de 2010

Plastiki: o barco sustentável de garrafas PET




A idéia foi do ecologista inglês David de Rothschild, que há três anos leu um relatório do Pnud – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, sobre os estragos que o plástico estava causando nos ecossistemas marinhos, e resolveu criar o projeto Plastiki.Trata-se de um veleiro catamarã, de 20 metros de comprimento, que foi construído basicamente com garrafas PET.
Foram cerca de 12 mil garrafas, no total, que foram preenchidas com uma pequena quantidade de gelo seco – para dar sustentação ao barco e garantir que ele não afunde – e presas no casco do catamarã. Além disso, os mastros do barco foram feitos com canos de alumínio reciclado e as velas com fibra de PET. O teto é projetado para recolher a água da chuva para uso dos tripulantes e o Plastiki ainda conta com turbinas eólicas, painéis solares e duas bicicletas ergométricas adaptadas para gerar energia elétrica.
A ideia de David é cruzar o Oceano Pacífico no barco de PETs, causando o menor impacto possível ao meio ambiente, para chamar a atenção das pessoas para o problema do lixo – sobretudo plástico – no planeta.
Para isso, uma das paradas estratégicas do Plastiki durante sua viagem será a Ilha de Plástico do Pacífico. A embarcação partiu há cinco dias de São Francisco, nos EUA, com sete tripulantes a bordo e pretende chegar à Sidney, na Austrália, depois de percorrer mais de 20 mil km, conscientizando à população.
Para quem quiser, dá para acompanhar a viagem do Plastiki pelo site oficial do projeto e, também, pelo Twitter. Você teria coragem de embarcar para uma viagem pelo Oceano Pacífico em um veleiro feito de PETs?
Referências: Revista Super Interessante