Pintura - Teahupoo (Tahiti)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ser Tricolor


"Ser tricolor não é uma questão de gosto ou opção, mas um acontecimento de fundo metafísico, um arranjo cósmico ao qual não se pode - e nem se deseja - fugir."

- Nelson Rodrigues

Carros elétricos podem ter trilha sonora


Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, está realizando uma série de testes em carros elétricos, para encontrar a trilha sonora perfeita para esse tipo de veículo.

Ao contrário do que muitos podem pensar, o projeto não se trata de uma “frescura” dos donos de elétricos. De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, a falta de ruídos produzidos por carros elétricos, que a princípio é vista como vantagem por muitos, não é tão boa assim para a segurança dos motoristas e pedestres.

O estudo mostrou que, quando os motoristas são surpreendidos por adversidades no trânsito, os carros elétricos, mais silenciosos, freiam 40% mais perto de pedestres e outros carros do que os veículos que funcionam com motores de combustão, o que significa que o barulho dos carros evita mais acidentes do que imaginamos.

Levando isso em conta, a solução encontrada pelos pesquisadores da Universidade de Warwick foi testar nos carros elétricos sons que sirvam de alerta aos pedestres e outros motoristas, mas não produzam uma poluição sonora como a que temos hoje no trânsito, onde predominam os veículos com motor de combustão.

A cada semana, os pesquisadores estão fazendo testes com um tipo de ruído diferente. Algumas músicas famosas, sons de natureza e, até, trilhas sonoras de ficção científica, como Star Wars, já foram usadas nos testes, mas por enquanto nenhum desses barulhos agradou aos pesquisadores. Você tem alguma boa sugestão para a trilha sonora dos carros do futuro?

referências: Revista Super Interessante