Pintura - Teahupoo (Tahiti)

terça-feira, 13 de abril de 2010

Pavlov e a empresa condicionada


Ivan Pavlov e seus cães mostraram ao mundo como seria possível condicionar o comportamento de alguns animais. Quase um século e meio depois algumas empresas ainda parecem apostar todas suas fichas nestes dogmas.
Os conceitos de reflexo condicionado de Pavlov - que mostravam que os cachorros respondiam instintivamente a estímulos externos - parecem espelhar os sistemas de premiação e punição das empresas atuais. "Se você fizer isso, ganha aquilo. Se fizer um pouco mais disso, ganha um pouco mais daquilo".
Mesmo que conheçamos as abissais diferenças entre os seres humanos e seus companheiros caninos, muitas empresas continuam confiando nesta aritmética binária e simplista. Mas a psicologia moderna já demonstrou repetidas vezes que a conta não é tão simples assim.

No ótimo livro Drive: The Surprising Truth About What Motivates Us, Daniel Pink mostra inúmeros exemplos de como esquemas de recompensas baseados nesta premissa falham espetacularmente para algumas tarefas. Analisando diversos estudos, Pink revela que recompensas são ótimas para trabalhos simples, mecânicos mas que, para tarefas mais complexas, onde é preciso imaginação e criatividade, recompensas materiais pioram o desempenho e a motivação.

Referências: Experimentos em Psicologia - Pavlov e seus cãezinhos condicionados.