Pintura - Teahupoo (Tahiti)

sábado, 15 de junho de 2013

Jogadores de videogame vêem o mundo de forma diferente

Pesquisa revela que gamers têm o cérebro 'treinado' para entender e usar informações visuais de forma mais rápida e eficiente

por Redação Galileu
Editora Globo
Jogadores de League of Legends competindo na edição 2013 do Intel Extreme Masters
- Electronic Sports World Cup // Crédito: Shutterstock
Pesquisadores da Duke University (EUA) publicaram um estudo que promete ser o terror das mães que tentam desgrudar os filhos do videogame. Segundo a pesquisa, indivíduos com o hábito de jogar têm respostas cerebrais melhores e mais rápidas a quaisquer estímulos visuais.

Para os estudiosos, as nuances e a necessidade de reação durante o jogo aumentam a capacidade de extrair informações das cenas e episódios do dia a dia, como se os jogadores vissem o mundo de uma forma diferente.

Para se chegar a esses conclusões foram escolhidos 125 estudantes entre jogadores frequentes e aqueles que não tinham esse costume, que passaram posteriormente por testes de reação. A prova constituía em juntar os resultados de dois flashes de luz, o primeiro com uma sequência de oito letras e outro com um círculo que indicava a posição de uma das letras que acabaram de desaparecer. Em todos os resultados analisados, os jogadores frequentes tiveram um melhor desempenho.

A diferença indica que o grupo vencedor tem maior capacidade de perceber detalhes mais rapidamente e utilizar essa nova informação para decisões mais corretas. Para garantir que essas sejam as causas reais da superioridade dos gamers, os estudiosos analisarão mais a fundo a atividade cerebral para ver de que forma a mente deles foi treinada para atingir melhores resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário